DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA ENSAIOS DE UM MOTOR A COMBUSTÃO UTILIZADO EM UM AEROMODELO RÁDIO CONTROLADO

  • Otávio Ronconi Amboni
  • Elvys Isaias Mercado Curi SATC

Resumo

A escolha do perfil aerodinâmico a ser utilizado em um avião de pequeno porte requer do conhecimento da curva característica de pôtencia, força de arraste, torque, rendimento e consumo específico, o qual requer ensaios com diferentes hélices nas faixas de velocidades que o aeromodelo seria submetido durante o voo. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo a realização do projeto e à manufatura de uma bancada instrumentada, a qual mensura o torque, a tração, a potência e o consumo específico do motor a combustão de um aeromodelo rádio controlado. A partir do conhecimento destas variáveis, com o motor em funcionamento, permite-se determinar a hélice com melhor desempenho para o aeromodelo desenvolvido pela equipe AeroSatc, da instituição Faculdade SATC. Com uma seleção apropriada, se conseguiria participar em melhores condições nas competições anuais da SAE Brasil, contribuindo para aperfeiçoamento dos demais cálculos e ensaios para a fabricação de um Aeromodelo. Foram realizados cálculos que permitiram determinar as células de cargas utilizadas, e verificado através da frequência natural se a parte móvel da bancada entraria em ressonância em alguma velocidade de rotação do motor. A bancada foi projetada em ambiente CAD 3D, utilizando o software SolidWorks®, na qual conta com duas células de carga de tração, uma de flexão e um sensor de rotação. Foram selecionadas duas hélices a fim de validar a bancada, uma hélice 12x6” e outra 11x7”. Com a coleta dos sinais das células de cargas e do sensor de rotação através do software LabVIEW® foi possível obter os parâmetros pretendidos, constatando que a mesma está apta para demais testes

Publicado
2018-08-08
Como Citar
AMBONI, O.; MERCADO CURI, E. DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA ENSAIOS DE UM MOTOR A COMBUSTÃO UTILIZADO EM UM AEROMODELO RÁDIO CONTROLADO. Revista Vincci - Periódico Científico da Faculdade SATC, v. 3, n. 2, p. 70-97, 8 ago. 2018.
Seção
Engenharias e Tecnologias