TRATAMENTO DE EFLUENTE LÍQUIDO ORIUNDO DE PROCESSOS DE PINTURA EM CABINES COM CORTINA DE ÁGUA POR PROCESSO DE PULVERIZAÇÃO DE TINTA LÍQUIDA, VISANDO SEU REÚSO

  • André da Luz Possamai
  • Carolina Resmini Melo Marques
  • Débora De Pellegrin Campos
  • Aline Resmini Melo Faculdade Satc
  • Tatiani Malgarise Brolesi

Resumo

: A água é uma substância indispensável à vida, mas vem enfrentando muito descaso quanto ao seu uso deliberado para determinadas atividades. Práticas de tratamento de efluente vêm sendo aplicadas, afim do seu reaproveitamento bem como a redução do uso de fontes naturais. Por este motivo, as águas utilizadas em uma metalúrgica como filtro do spray de tinta no processo de pintura pulverizada, terá seu tratamento proposto. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência dos produtos coagulante (a base de bentonita) e floculante (polímero catiônico) no processo de tratamento desse efluente. O efluente tratado permite maior eficiência quando utilizado como líquido auxiliar na redução da poluição atmosférica, incrustações nos equipamentos, reduz o uso de água potável para reposição no processo produtivo e facilita a remoção de contaminantes sólidos. Foram realizados ensaios laboratoriais para verificar a condição do tratamento, esse processo foi realizado antes e depois do tratamento, a fim de qualificar a melhora nos valores obtidos. Realizaram-se análises de pH, DBO, DQO, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, sólidos sedimentáveis e turbidez. Os resultados e análises mostraram que o uso dos dois elementos coagulante e floculante em conjunto apresentou melhor eficiência. Nos testes realizados em laboratório, apenas com coagulante o contaminante se espalhava por todo volume do recipiente, já com floculante, os contaminantes se aglomeravam e decantavam, com o uso combinado obteve-se partículas suspensas a qual poderiam ser removidas pela superfície, processo desejado. As águas já utilizadas nesse processo não necessitam ser classificadas como potável, pois permanecem em sistema de recirculação, somente saem em forma de vapor ou por perdas decorrentes do processo.

Biografia do Autor

Aline Resmini Melo, Faculdade Satc
Departamento de Engenharia Química
Publicado
2018-08-31
Como Citar
POSSAMAI, A.; MARQUES, C.; CAMPOS, D.; MELO, A.; BROLESI, T. TRATAMENTO DE EFLUENTE LÍQUIDO ORIUNDO DE PROCESSOS DE PINTURA EM CABINES COM CORTINA DE ÁGUA POR PROCESSO DE PULVERIZAÇÃO DE TINTA LÍQUIDA, VISANDO SEU REÚSO. Revista Vincci - Periódico Científico da Faculdade SATC, v. 3, n. 2, p. 217-240, 31 ago. 2018.
Seção
Engenharias e Tecnologias