ESTUDO DE NORMAS PARA A CONVERSÃO DE VEÍCULOS COM MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA PARA ELÉTRICOS

  • Tiago Nandi Silva
  • Luiz Carlos de Cesaro Cavaler Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Engenharias.
  • Fabio Peruch
  • Adelor Felipe da Costa
  • Alexandre Milanez

Resumo

A indústria automotiva acreditando no futuro de veículos elétricos vem desenvolvendo tecnologias e muitos investimentos em pesquisas neste setor. No Brasil devido a custos, burocracias, falta de normas, leis e cultura, esse desenvolvimento pode caminhar junto com a grande aposta da indústria para que veículos de motores a combustão interna sejam convertidos para uma única fonte de energia, a elétrica. O presente trabalho aborda os principais componentes, leis, normas e procedimentos utilizados em países que já funcionam esse tipo de conversão elétrica. Procedimentos semelhantes no processo de alteração de característica como o GNV (Gás Natural Veicular). O referente estudo aborda formas, procedimentos e legislações utilizadas para o estudo vigente. Este estudo visa à formulação de um procedimento de conversão no qual se adquire kits já homologados para a substituição de todo o sistema utilizado em motores a combustão interna para uma fonte única, elétrica. O estudo apresenta um fluxograma para o processo de conversão, desde o processo de documentações para a troca de características até a fase final, regulamentar da forma mais simples e segura possível, fornecendo total segurança aos usuários.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Cesaro Cavaler, Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Engenharias.

Atualmente Coordenador-adjunto do curso de Graduação de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC. - Doutor em Engenharia Metalúrgica (UFRGS) - Mestre em Engenharia Mecânica (UFSC) - Graduado em Engenharia Mecânica (UFSC) Fone: (48) 3431-7578

Publicado
2020-09-14
Como Citar
SILVA, T.; CAVALER, L. C.; PERUCH, F.; COSTA, A.; MILANEZ, A. ESTUDO DE NORMAS PARA A CONVERSÃO DE VEÍCULOS COM MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA PARA ELÉTRICOS. Revista Vincci - Periódico Científico da Faculdade SATC, p. 105-128, 14 set. 2020.
Seção
Engenharias e Tecnologias