O ARQUÉTIPO DOS HERÓIS, VILÕES E ANTI-HERÓIS RETRATADOS NO DOCUMENTÁRIO “É TETRA!”

  • Celso Lúcio da Luz Neto
  • Elton Luiz Gonçalves Faculdade SATC

Resumo

A cada quatro anos ocorre a Copa do Mundo de Futebol Masculino da FIFA e, o Brasil, por possuir a maior quantidade de títulos (cinco até o momento), é sempre um dos favoritos para levantar a taça, de acordo com a imprensa mundial. O artigo trouxe uma conquista em especial, a Copa de 1994. Ela tirou o Brasil de uma fila de 24 anos sem título. No documentário “É Tetra” foi realizado pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) e transmitido em quatro capítulos pela rede Globo, através do programa Esporte Espetacular, analisamos – seguindo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2010) - a representação dos arquétipos do herói, vilão e anti-herói presentes, detalhados nas ações dos jogos daquele mundial e de acordo com a narrativa dos próprios jornalistas que contam os acontecimentos.

Biografia do Autor

Elton Luiz Gonçalves, Faculdade SATC

Professor da Faculdade SATC de Criciúma, leciona nos cursos de Design Gráfico, Publicidade & Propaganda e Jornalismo nas disciplinas de Produção Audiovisual.

Publicado
2021-05-25
Como Citar
LUZ NETO, C.; GONÇALVES, E. O ARQUÉTIPO DOS HERÓIS, VILÕES E ANTI-HERÓIS RETRATADOS NO DOCUMENTÁRIO “É TETRA!”. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, v. 6, n. 1, p. 12-37, 25 maio 2021.
Seção
Comunicação e Linguagem