BLOCOS DE MONTAR NO ENSINO DE INTEGRAL

UMA PROPOSTA DE APRENDIZADO ATIVO APLICADA EM CURSOS DE ENGENHARIA

  • Hellen da Silva Zago
  • Simone Milioli da Luz
  • Daiana Matias Duarte
  • Davi Colombo Gonçalves UniSATC

Resumo

As disciplinas de matemática, principalmente as de Cálculo Diferencial e Integral, são consideradas, em geral, as que apresentam as maiores dificuldades de aprendizagem para alunos do ensino superior, e consequentemente, o maior índice de reprovação nos cursos de engenharia. Com isso, o trabalho tem como objetivo auxiliar os alunos em suas dificuldades cognitivas e proporcionar o desenvolvimento de uma aprendizagem baseada na construção do conhecimento através das Metodologias Ativas de Aprendizagem, motivando assim, o aluno a compreender o conceito de integral através de uma aplicação no cálculo de áreas de figuras planas. Por meio de uma situação hipotética apresentada pelo professor, onde os alunos deveriam construir um objeto com blocos de montar “LEGO” e assim calcular a sua área usando os conceitos de integral vistos em sala, o artigo relata a experiência desenvolvida pelas turmas de Cálculo II, da segunda fase dos cursos de engenharia do Centro Universitário UNISATC.

Biografia do Autor

Davi Colombo Gonçalves, UniSATC

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008) e graduação em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é  professor de Física Geral I e Física Geral II, Física III e Coordenador do Ciclo Básico das Engenharias do Centro Universitário UniSATC. 

Publicado
2021-06-02
Como Citar
ZAGO, H.; LUZ, S.; DUARTE, D.; GONÇALVES, D. BLOCOS DE MONTAR NO ENSINO DE INTEGRAL. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, v. 6, n. 1, p. 3-11, 2 jun. 2021.
Seção
Educação