Assegurando a avaliação pelos pares cega

As submissões deverão seguir os seguintes critérios:

Pontos importantes:

- Os erros ortográficos e de concordância são acidentais?

- O estilo de redação é direto, claro e objetivos?

- A sequência de raciocínio utilizado é lógica e faz sentido?

- Com que profundidade o tema é abordado?

- Plágios desclassificarão o artigo.

Sobre o resumo:

- O resumo contém todos os itens necessários e de forma adequada?

- Com o resumo pode-se ter uma visão geral do trabalho?

- As palavras-chave são adequadas? São diferentes do título do trabalho?

- Palavras-chave estão contidas no resumo?

- Possui objetivo, metodologia e indicativos do resultado?

Introdução

- Qual é o contexto em que a pesquisa está inserida?

- Qual a relevância para a realização da pesquisa?

- Qual problema que está sendo abordado?

- Os objetivos foram explicitados?

Revisão da leitura

- Foi obedecida a cronologia? (Preferencialmente: Foi utilizada bibliografia dos últimos dez anos?)

- Os temas abordados são pertinentes a área?

- Citou no mínimo dez autores diferentes?

Métodos

- Qual foi o tipo de estudo utilizado?

- Qual foi o local/infraestrutura onde foi realizada a pesquisa?

- Qual a amostra utilizada no estudo?

- Quais foram os procedimentos utilizados?

- Quais os recursos/ferramentas aplicados? (Equipamentos, máquinas, software..)

- Quais as variáveis que foram mensuradas? (Quando aplicável)

- Como as variáveis foram mensuraDAS? (Quando aplicável)

Apresentação e Análise de Resultados

- As tabelas, gráficos, quadros e figuras são necessários e adequados? (Quando aplicável)

- Foram enfatizados os principais resultados?

- Foram discutidas as limitações do estudo? (Se houver)

- Os resultados estão relacionados aos objetivos?

- Existe uma comparação entre os resultados do trabalho e referências anteriores?

Conclusão

- Estão de acordo com os objetivos, métodos e resultados?

- Há indicação para futuras pesquisasw

- Quais são as perguntas não respondidas e as pesquisas futuras?

Diretrizes que os autores deverão seguir:

- Os textos deverão ser redigidos em português, livres para expressões no idioma nativo;

- O autor deverá citar ao menos dez (10) autores diferentes em sua pesquisa;

- Se houver problemáticas na produção do artigos, indicar quais foram;

- O autor deverá seguir uma cronologia, preferencialmente a bibliografia utilizada dos últimos dez (10) anos;

- Informações como, tipo de estudo, ferramentas, local/instituição da realização da pesquisa, procedimentos, recursos e variáveis devem constar no decorrer do artigo;

- O autor deverá informar se houver uma comparação entre os resultados das pesquisas anteriores;

- Os artigos deverão ter no mínimo dez (10) páginas, e no máximo vinte (20) páginas;

- O número de autores por artigo não deverão ultrapassar o de cinco (5) pessoas. Em caso de mais participantes, recomenda-se, citá-los na nota de agradecimento indicando seu grau de colaboração;

- Os originais deverão ser encaminhados em arquivo world, digitados em espaço de 1,5. A fonte utilizada deverá ser Times New Roman, em corpo 12 para o texto, em corpo 10 para as citações destacadas e igualmente 10 para as notas de rodapé;

- O título do artigo deverá ser breve, com 500 palavras com espaço, específico e descritivo, contendo palavras representativas do seu contéudo;

- O resumo deverá conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais como, descrição, objetivo, abordagem teórica, técnicas e fonte de dados utilizados. Será obrigatório o uso de palavras-chave adequadas ao tema estudado. Deve possuir também metodologia e indicativos do resultado alcançado. Entre trezentas (300) à quinhentas (500) palavras.

- Os artigos deverão apresentar de três (3) à cinco (5) palavras-chave referentes ao seu contéudo;

- As citações seguirão as seguintes normas:

a) Até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação;

b) As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro (4) centímetros, sem aspas, em corpo dez (10).

c) A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única em ordem alfabética por sobrenome de autor, e deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Ténicas (ABNT) -NBR 6.023;

- Quando se tratar de consulta on-line, será necessário indicar p endereço eletrônico e a data em que foi acessado, se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação.

- A exatidão e a adequação ds citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor do artigo submetido;

- Todos os endereços de páginas na internet (URLs), íncluidas no texto deverão estar ativos e prontos para o acesso.

- As notas de rodapé deverão ser evitadas, Quando necessárias, que tenham a finalidade de: observações complementares, realizar remissões internas e externas, introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de um texto. As indicações das fontes bibliográficas deverão ser feitas no texto.

- As siglas deverão vir acompanhadas do nome por extenso.

- O uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos, e o itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras estrangeiras.

- Figuras, quadros e tabelas devem ser apresentados no corpo do texto, em corpo 10, ser de boa qualidade e legíveis. Nas tabelas o título deverá vir acima e nas figuras abaixo. Ambos deverão ser numerados de forma crescente, e apresentar a fonte de pesquisa abaixo de ambas.

- As unidades de medidas deverão seguir o Sistema Internacional de Unidades.

- Artigos que conterem plágio serão desclassificados.