ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA UM SISTEMA DE AR COMPRIMIDO: ESTUDO DE CASO PARA UMA INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO E PLÁSTICO

Autores

  • Edmar Meneghel
  • Richard de Medeiros Castro Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
  • Luiz Carlos de Cesaro Cavaler

Palavras-chave:

Ar comprimido. Vazamento. Eficiência energética. Compressor.

Resumo

O presente trabalho analisa tecnicamente uma instalação de ar comprimido em uma indústria de alumínio e plástico, demonstrando à situação atual do sistema, tendo maior ênfase na geração de ar comprimido e na quantidade de vazamentos existentes nos sistemas. A empresa possui três sistemas de geração e distribuição de ar comprimido, sendo que no setor de plástico encontra-se um compressor de ar de parafusos rotativos com princípio de carga e alívio, modelo GA55 C100P Atlas Copco. No setor de esquadria o sistema possui dois compressores de parafusos rotativos com velocidade variável modelo GA55 VSDff e CPB-30 VSD, fabricados pela Atlas Copco e Chicago Pneumatic, respectivamente e, no setor de extrusão encontra-se um compressor GA55 P100 também fabricado pela Atlas Copco. Os sistemas serão analisados separadamente e em períodos diferentes, em horário de expediente e com a produção parada. Durante todo esse período foi instalado um analisador de energia Instrutherm mod. AE-200, e os dados coletados foram compilados para o software Excel, assim pode-se analisar melhor a eficiência energética dos sistemas. Ao final desse trabalho pode se quantificar o volume de ar comprimido desperdiçado pelos vazamentos, 33,33 % no setor de plástico, 22,22 % no setor de extrusão e no de esquadria 36,86 % do volume total produzido pelos compressores com um gasto anual de aproximadamente R$ 125.000,00. Outro grande problema encontrado foi à quantidade de horas trabalhadas em alívio, mais de 50 %, no entanto o setor de esquadria não sofre com esse problema pelo fato dos compressores serem de velocidade variável.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-07

Como Citar

MENEGHEL, E.; CASTRO, R. de M.; CAVALER, L. C. de C. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA UM SISTEMA DE AR COMPRIMIDO: ESTUDO DE CASO PARA UMA INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO E PLÁSTICO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 4–24, 2017. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/103. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos