IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Jovani Castelan Sub-Editor da Revista Vincci - Periódico da Faculdade SATC.
  • Rosemere Damasio Bard

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Aprendizagem baseada em Problemas; Ensino Superior; Docência

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um roteiro de implementação de Metodologias Ativas de Aprendizagem para os cursos de graduação presenciais da Faculdade SATC. Originária nos cursos de medicina nos anos 1960, esta forma de ensinar e aprender foi rapidamente implementada em diversos cursos no Ensino Superior, a partir da década de 1980 e nos anos 2000 em diante, de forma sistemática, sendo absorvida pelas demais áreas do conhecimento. No Brasil, apesar de algumas universidades já utilizarem esta metodologia em seus currículos, a maior parte dos cursos ainda mantém a forma tradicional de ensino, baseado na aprendizagem passiva. Esta manutenção se deve principalmente à resistência à mudança e ao desconhecimento sobre os efeitos positivos, sobretudo no desenvolvimento de habilidades e competências atualmente requisitadas pelo mercado de trabalho. A proposta aqui apresentada deve servir de guia para que os professores possam adaptar suas práticas docentes e adequar-se à educação do século XXI.

Biografia do Autor

Jovani Castelan, Sub-Editor da Revista Vincci - Periódico da Faculdade SATC.

Atualmente é Coordenador de Ensino da Faculdade SATC (Criciúma/SC) - Pós-doutor pelo LdTM/UFRGS/CNPq e pós-doutorando pelo PosDesign/UFSC; - Doutor em Engenharia de Minas, Materiais e Metalurgia (LdTM/PPGE3M/UFRGS); - Especialista em Design (SATC/UFSC); - Especialista em Automação Industrial (CTAI/UFSC); - Graduado em Licenciatura em Desenho (UDESC) - Dirigente dos grupos de pesquisa e Representante Institucional da Faculdade SATC no CNPq. Fone: (48) 3431-7560

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-11

Como Citar

CASTELAN, J.; BARD, R. D. IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 2–22, 2018. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/114. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação