IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Aprendizagem baseada em Problemas; Ensino Superior; DocênciaResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um roteiro de implementação de Metodologias Ativas de Aprendizagem para os cursos de graduação presenciais da Faculdade SATC. Originária nos cursos de medicina nos anos 1960, esta forma de ensinar e aprender foi rapidamente implementada em diversos cursos no Ensino Superior, a partir da década de 1980 e nos anos 2000 em diante, de forma sistemática, sendo absorvida pelas demais áreas do conhecimento. No Brasil, apesar de algumas universidades já utilizarem esta metodologia em seus currículos, a maior parte dos cursos ainda mantém a forma tradicional de ensino, baseado na aprendizagem passiva. Esta manutenção se deve principalmente à resistência à mudança e ao desconhecimento sobre os efeitos positivos, sobretudo no desenvolvimento de habilidades e competências atualmente requisitadas pelo mercado de trabalho. A proposta aqui apresentada deve servir de guia para que os professores possam adaptar suas práticas docentes e adequar-se à educação do século XXI.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.