O ROUBO DA TAÇA
ESTUDO DE CASO DOS TIPOS DE MERCHANDISING USO DO PRODUTO E ESTÍMULO VISUAL
Palavras-chave:
Merchandising; audiovisual; cinema brasileiroResumo
O objetivo desse artigo foi estudar o merchandising no cinema e se este tipo de publicidade vem sendo utilizado nas produções fílmicas brasileiras, especificamente no ano de 2016, por apresentar dados relevantes sobre o crescimento da indústria cinematográfica nacional. A análise seguiu fundamentada pelos dois tipos de merchandising estabelecidos por Schiavo (1999 apud FELTRIN, 2010) e teve como objeto de pesquisa, o filme brasileiro “O roubo da taça”. Este narra uma história real e foi dirigido por Caíto Ortiz. A proposta foi analisar dois dos quatro tipos de merchandisings. Foi observado que empresas estão efetivamente utilizando-se do cinema como meio de divulgação de seus produtos e marcas, embarcando na história da narrativa. Sendo assim, foi possível, nesta pesquisa que se caracteriza como estudo de caso, encontrar na produção audiovisual – específica – a presença do merchandising e também foi possível identificá-lo conforme a fundamentação abordada. Quanto à relevância da pesquisa ela poderá ser utilizada tanto para pesquisas acadêmicas quanto para trabalhos mercadológicos. Para um melhor entendimento desse assunto, seria pertinente um estudo aprofundado de qual a real intenção do uso do merchandising na produção audiovisual.
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