UTILIZAÇÃO DO EFEITO SEEBECK PARA RECUPERAÇÃO DE ENERGIA EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Palavras-chave:
Gerador termoelétrico; Módulos termoelétricos; Efeito SeebeckResumo
Com a preocupação em diminuir a utilização de combustíveis fósseis e a redução do aquecimento global se vê a necessidade em melhorar a eficiência em máquinas de combustão interna. Com isso o trabalho teve como propósito, verificar o comportamento de alguns modelos de módulos termoelétricos e seus rendimentos objetivando a geração de energia elétrica em um automóvel através do efeito Seebeck. Os experimentos basearam-se em verificar qual o melhor ponto de colocação das pastilhas no sentido de garantir a obtenção da maior diferença de temperatura entre os dois lados do módulo, conseguindo assim a maior potência possível. Foram testados três modelos de módulos termoelétricos em uma bancada, construída para simular um escapamento no lado quente, e com um sistema de refrigeração a água na parte fria do módulo termoelétrico, mantendo assim uma diferença de temperatura, relativamente constante, entre os dois lados dos módulos. Foram feitas leituras das tensões e correntes na saída de cada pastilha, e posteriormente analisados os resultados e plotados gráficos com a variação de potência, tensão e corrente obtidos no ensaio. Com os dados obtidos foi analisado a área necessária para a geração de energia em um automóvel e sua viabilidade para uma eventual substituição da energia gerada pelo alternador do automóvel. A solução de eliminar um gerador mecânico e aumentar a eficiência do motor a combustão interna mostrou-se inviável em função do baixo desempenho das pastilhas analisadas. Os resultados experimentais foram comparados com outros trabalhos e os resultados analisados.
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