OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FRENTE À QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Magali da Rosa Faculdade SATC
  • Ander Luiz Warmling

Resumo

O mundo está mudando, a tecnologia está modificando a forma que vivemos, a forma que nos relacionamos com outras pessoas, com trabalhamos, como captamos informações, porém o nosso sistema de ensino permanece inalterado, repetindo métodos de dois séculos atrás, que se tornaram incapazes de interagir com os discentes. Desse modo, a presente inquirição teórica tem como objetivo conjeturar sobre os desafios encontrados pelas instituições de ensino superior, no que tange à quarta revolução industrial. Com isso, foi realizado um levantamento bibliográfico baseado em materiais compostos de livros, teses, dissertações e artigos científicos, onde a partir dos dados apurados, realizou-se a análise destes e posterior interpretação dos mesmos. De posse dessa análise foi possível elencar os principais desafios existentes no processo ensino aprendizagem existentes na atualidade, se comparadas às exigências mercadológicas. Entre elas, temos a necessidade dos docentes se adaptarem ao uso das tecnologias como ferramentas a seu favor, ainda nessa linha de pensamento, a utilização também por parte dos mesmos, em metodologias que torne os discentes ativos, e consequentemente quebre a barreira de entendimento dos alunos sobre a aplicação dessas metodologias. Ainda há a indigência de que as instituições visualizem essas mudanças e façam a adesão, incentivando e promovendo a capacitação de seus profissionais. Como resultado, entendeu-se que é de extrema necessidade superar a educação convencional e focar na aprendizagem do aluno, de modo a possibilitar que o mesmo esteja apto a apresentar as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, que por sua vez, vem evoluindo a passos largos, conforme visualizado por meio da indústria 4.0. Para tanto, esses mesmos alunos devem libar com inúmeras novas alternativas, sendo que a utilização de metodologias ativas, e a aprendizagem colaborativa apresentam-se como técnicas complementares/auxiliares no novo processo educacional, ou seja, a educação precisa ser repensada.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-03

Como Citar

DA ROSA, M.; WARMLING, A. L. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FRENTE À QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 4–21, 2019. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/160. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação