METODOLOGIA DE ENSINO INOVADORA APLICADA NA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA SOLDAGEM PARA ENGENHARIA MECÂNICA USADO ABP – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Resumo
Este estudo apresenta uma proposta de metodologia de ensino/aprendizagem exitosa e inovadora, aplicada em sala de aula para estudantes do curso de engenharia mecânica da faculdade SATC, na disciplina de tecnologia da soldagem. Durante o 7º semestre letivo do curso os acadêmicos foram desafiados pelo professor a resolver um dos problemas comuns nas industrias relacionado com desgaste de superfícies que trabalham em constante contato com outra superfície e/ou com matérias primas altamente abrasivas. Dentre os processos usados para minimizar está condição, destaca-se o uso de materiais especiais aplicado pelo processo de soldagem, assim, foi proposto, como forma de facilitar a integração entre os conteúdos estudados nos semestres anteriores, a aplicação de revestimento especiais em corpos de prova para análise de desgaste e comparação das condições de uso extremo deste material. A metodologia de ensino usada pelo professor foi ABP-Aprendizagem Baseada em Problemas, uma forma inovadora de ensino aplicada as engenharias e tecnologias na faculdade SATC. Mediante aos estudos bibliográficos, a prática em laboratórios e os ensaios realizados, os acadêmicos puderam concretizar conhecimentos teóricos estudados em sala, e foi possível desenvolver a experimentação e a prática profissional. O estudo e prática desenvolvida pelos acadêmicos nas aulas, foram apresentadas na forma de banner para o professor e para a classe. O trabalho teve importante relevância pois trouxe para realidade da sala de aula problemas atuais da industrial, com isso foi possível notar o empenho e dedicação dos acadêmicos durante a realização dos experimentos. É gratificante para o professor e para a instituição de ensino, quando é possível identificar que a metodologia aplicada realmente atingiu o objetivo maior, a plenitude do aprender.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.