O DESIGN DE SINALIZAÇÃO AUXILIANDO NA MOBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO TRANSPORTE PÚBLICO

Autores

  • Ana Paula Favarim Machado
  • Diego Piovesan Medeiros Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.

Resumo

O presente artigo busca o desenvolvimento de um projeto de sinalização para o terminal central de Criciúma - Santa Catarina, com ênfase no público com deficiência visual, inserindo o design de sinalização e a acessibilidade para auxiliar na mobilidade do mesmo dentro de um determinado espaço, nesse caso, o terminal central. Para tal, foram pesquisados autores como Costa, (2011), D’Agostini (2017), Gibson (2009) e Scherer (2017) entre outros das áreas de design de sinalização, sinalética, wayfinding, sinalização pública e acessibilidade. A metodologia utilizada se baseia a partir do modelo apresentando por Chamma e Pastorelo (2007), em que o processo é dividido em quatro etapas: diagnóstico, cenários, design e implantação. A pesquisa é classificada do ponto de vista da sua natureza como aplicada, pois ela busca resolver o problema de sinalização para deficientes visuais no local. Também possui caráter qualitativo, por se tratar de uma pesquisa que visa auxiliar um grupo social. Os objetivos alcançados resultam em um sistema de sinalização que auxilie a orientação de pessoas que possuem deficiência visual no terminal central, resultando no desenvolvimento de totens, mapa tátil e também um estudo para a implantação do piso tátil. Após a realização da pesquisa, entende-se que esta abordagem deve ser aplicada.

Biografia do Autor

Diego Piovesan Medeiros, Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.

Atualmente coordenador do curso de Graduação de Design na Faculdade SATC. (Cricíuma/SC) - Doutorando em Design e Expressão Gráfica (UFSC) - Mestre em Design e Tecnologia (PGDesign/UFRGS) - Especialista em Artes Visuais (SENAC) - Especialista em Design Gráfico (SATC/UFSC) - Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISUL) - Técnico em Desenho Industrial (SATC) Fone: (48) 3431-7588

Arquivos adicionais

Publicado

2019-10-01

Como Citar

MACHADO, A. P. F.; MEDEIROS, D. P. O DESIGN DE SINALIZAÇÃO AUXILIANDO NA MOBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO TRANSPORTE PÚBLICO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 48–80, 2019. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/171. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem