VALORES-NOTÍCIA DE ATUALIDADE E NOTORIEDADE NO LANÇAMENTO DA LINHA ESPECIAL “MULHERES INSPIRADORAS” DA BARBIE

Autores

  • Bruna Clara Floriano Cardoso
  • Claudia Nandi Formentin Faculdade Satc / Faculdade Senac / Unisul

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo duas matérias sobre o lançamento da linha especial “Mulheres Inspiradoras” da Barbie, no Dia Internacional da Mulher. A questão a ser respondida é: Como se caracterizam os valores-notícia de notoriedade e atualidade (TRAQUINA, 2005) divide em tempo e novidade) nas referidas matérias. Para isso estabeleceu-se como objetivo: identificar nas matérias os dois valores-notícia já citados. Para tanto, foram consultados como teóricos Traquina (2005) e Wolf (1992). Para análise observou-se que em ambas as matérias o valor de atualidade esteve associado à data de lançamento dos brinquedos, à veiculação das matérias e a data comemorativa citada. Já a notoriedade está associada à própria boneca Barbie, às personalidades homenageadas por ela e à Mattel, fabricante do brinquedo.

Biografia do Autor

Claudia Nandi Formentin, Faculdade Satc / Faculdade Senac / Unisul

Bacharela em Jornalismo, Licenciada em História. Especialista em Comunicação nas Organizações. Mestre e Doutora em Ciências da Linguagem. Atua na Faculdade Satc nos cursos de Jornalismo e Publicidade e também leciona na Faculdade Senac e na Unisul.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-18

Como Citar

CARDOSO, B. C. F.; FORMENTIN, C. N. VALORES-NOTÍCIA DE ATUALIDADE E NOTORIEDADE NO LANÇAMENTO DA LINHA ESPECIAL “MULHERES INSPIRADORAS” DA BARBIE. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 105–123, 2019. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/173. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem