ANÁLISE E COMPARAÇÃO DE SULFATO DE ALUMÍNIO, POLICLORETO DE ALUMÍNIO E TANINO COMO COAGULANTES NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL

Autores

  • Renan Rosso de Bona Sartor
  • Aline Resmini Melo Faculdade Satc
  • Carolina Resmini Melo Marques
  • Regina Freitas Fernandes
  • Franciele Luiz Domingos de Figueiredo
  • Débora De Pellegrin Campos

Resumo

As lavanderias industriais geram uma grande quantidade de efluente em seus processos, que precisa ser tratado antes de ser despejado em corpos hídricos. Este artigo tem por objetivo testar e avaliar a eficiência dos coagulantes sulfato de alumínio, policloreto de alumínio e tanino. Foram realizados ensaios em jar test e adicionados volumes de 10, 20, 30, 40 e 50 mL da solução de cada coagulante (10 g/L) em um litro de efluente. Para avaliação dos resultados, mediu-se os parâmetros cor, turbidez, pH e volume de lodo gerado após o tratamento. Os resultados obtidos revelaram que a redução dos resíduos do efluente, evidenciados pela redução da cor e da turbidez, são diretamente proporcionais à adição dos coagulantes. O policloreto de alumínio apresentou o melhor comportamento, pois obteve uma redução, em média de 16,47% na cor e 34,39% na turbidez maiores que a remoção obtida com o sulfato de alumínio, utilizado como base para os cálculos de eficiência. O tanino apresentou uma redução na cor e turbidez semelhante ao do policloreto de alumínio, porém menor. O sulfato de alumínio apresentou as reduções de cor e turbidez mais baixas, entretanto, se torna mais atrativo por apresentar um custo menor que os demais coagulantes e um tratamento consideravelmente eficaz.

 

Biografia do Autor

Aline Resmini Melo, Faculdade Satc

Departamento de Engenharia Química

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-18

Como Citar

SARTOR, R. R. de B.; MELO, A. R.; MARQUES, C. R. M.; FERNANDES, R. F.; FIGUEIREDO, F. L. D. de; CAMPOS, D. D. P. ANÁLISE E COMPARAÇÃO DE SULFATO DE ALUMÍNIO, POLICLORETO DE ALUMÍNIO E TANINO COMO COAGULANTES NO TRATAMENTO DE EFLUENTE DE UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 179–204, 2019. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/174. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharias e Tecnologias