DESIGN E RELIGIÃO:

A GAMIFICAÇÃO DA UMBANDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE CARTAS.

Autores

  • Letícia Correa Boaroli SATC
  • Rodrigo Casteller

Resumo

O presente artigo visa abordar os princípios da gamificação, aplicada em um jogo de cartas sobre a religião de Umbanda, esta que terá suas características mencionadas no projeto. Tem como objetivo geral desenvolver um jogo de cartas aplicando os fundamentos da gamificação, com o intuito de disseminar as informações corretas da religião. Para consolidar o embasamento sobre a religião de Umbanda se cita Saraceni (2018), Mutti (2016), Fortino (2014), Peixoto (2017), Linares (2017), Cumino (2018), Vieira (2015), e justificando toda parte de gamificação encontra-se Busarello (2018), Santaella (2018), Fadel (2015), Burke (2018), Alves (2017) e VIANNA et al. (2013). Para a elaboração do artigo, foi usada a metodologia projetual do LOD de Braun, Denardi, Gonçalves (2015), a mesma é uma metodologia cíclica composta por sete etapas. Este artigo se enquadra como uma pesquisa qualitativa com objetivos fundamentados em pesquisa bibliográfica e exploratória.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

BOAROLI, L. C.; CASTELLER, R. DESIGN E RELIGIÃO:: A GAMIFICAÇÃO DA UMBANDA ATRAVÉS DE UM JOGO DE CARTAS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 31–55, 2020. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/179. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem