GAMIFICANDO O FOLCLORE: DESIGN E GAMIFICAÇÃO PARA DISSEMINAR O FOLCLORE BRASILEIRO

Autores

  • Victor Kestering Tramontin Faculdade SATC
  • Elton Luiz Gonçalves

Resumo

O presente trabalho procura, utilizando os princípios do design e da gamificação combinados ao folclore brasileiro, entender sua história e personagens para o desenvolvimento de um jogo, na intenção de expandir o conhecimento do mesmo para um número maior de pessoas. Para isso, foi feito um breve levantamento sobre a história do folclore brasileiro e também sobre o campo do design que se estuda os princípios da gamificação. Com o decorrer da pesquisa, e utilizando a metodologia proposta por Zimmerman (2003) que conta com três passos: design, teste e análise, foi possível desenvolver um jogo de cartas. Concluiu-se que é possível ter uma abordagem mais realista quanto à representação dos personagens do folclore, muito utilizados na infância e de forma mais lúdica, em um jogo de cartas destinado ao público jovem/adulto.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

TRAMONTIN, V. K.; GONÇALVES, E. L. GAMIFICANDO O FOLCLORE: DESIGN E GAMIFICAÇÃO PARA DISSEMINAR O FOLCLORE BRASILEIRO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 81–104, 2020. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/181. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem