METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Autores

  • Aline Resmini Melo Faculdade Satc
  • Carolina Resmini Melo Marques
  • Débora De Pellegrin Campos
  • Morgana Nuernberg Sartor Faraco

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o novo programa de atividades utilizando metodologias ativas que está sendo estabelecido no Curso de Engenharia Química da Faculdade Satc, de Criciúma - SC, que estão sintonizadas aos requisitos e necessidades da formação do profissional para o mercado. A introdução de atividades em que o acadêmico se torna agente ativo, e não passivo, representa um esforço com vistas à sua participação mais efetiva no processo de ensino aprendizagem e reconfigura a estrutura didático-pedagógica da disciplina, representando um desafio significativo para os cursos de Engenharia. As atividades ativas apresentadas foram realizadas em quatro disciplinas do Curso: Tópicos Especiais em Alimentos, Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias Experimental II, Ciência dos Materiais e Resistência dos Materiais. Nas duas últimas disciplinas citadas foi feito um trabalho único, sendo este interdisciplinar. Espera-se, ainda, como reflexo desta reestruturação, que se promova a sinergia interdisciplinar dos conteúdos programáticos e a reformulação do processo de ensino e aprendizagem e dos conteúdos das disciplinas. Além disso, pretende-se contribuir para que o estudante de Engenharia Química, pelo uso das novas metodologias, motive-se com a carreira de engenheiro e tenha uma visão global do curso, facilitando, assim, a escolha de sua habilitação profissional.

Biografia do Autor

Aline Resmini Melo, Faculdade Satc

Departamento de Engenharia Química

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-25

Como Citar

MELO, A. R.; MARQUES, C. R. M.; CAMPOS, D. D. P.; FARACO, M. N. S. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 4–22, 2020. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/182. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação