DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ANÁLISE DO CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR

Autores

  • Lucas Patel
  • Luan de Campos Corrêa
  • Richard de Medeiros Castro
  • Fabio Peruch
  • Douglas de Medeiros Deolindo

Resumo

Os sistemas de refrigeração são dispositivos essenciais na vida das pessoas, tanto para o conforto térmico, processamento e conservação de alimentos, processos químicos e industriais, entre outros. Este trabalho tem por finalidade desenvolver uma bancada didática que exemplifica um ciclo de refrigeração por compressão de vapor para a Faculdade SATC com o intuito de conciliar teoria e prática. Para a construção da bancada utilizou-se um compressor alternativo do tipo pistão, por ser compacto e de uso comum em sistemas de refrigeração comercial e doméstico, dois trocadores de calor um para fazer às trocas térmicas a alta temperatura e outro a baixa temperatura. Como dispositivo de expansão do fluido de trabalho optou-se pelo tubo capilar e por uma válvula de agulha ambos na entrada do evaporador trabalhando em paralelo, já o fluido de trabalho escolhido conforme os parâmetros do compressor foi o R22. A bancada foi instrumentada para os devidos ensaios de validação com oito medidores mecânicos de pressão (manômetros convencionais) e com oito sensores de temperatura que foram conectados a uma placa de aquisição de sinal, e por fim o sinal foi tratado no software LabVIEW. Através das medições realizadas, é possível calcular valores importantes referentes ao ciclo, como capacidade de refrigeração e coeficiente de desempenho. Para comparar os resultados obtidos experimentalmente nos ensaios, foi utilizado o software EES

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Publicado

2020-09-14

Como Citar

PATEL, L.; CORRÊA, L. de C.; CASTRO, R. de M.; PERUCH, F.; DEOLINDO, D. de M. DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ANÁLISE DO CICLO DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], p. 55–79, 2020. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/202. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Engenharias e Tecnologias