PROJETO PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ

Autores

  • André de Noni
  • Nathiely Colombo Machado
  • Luiz Carlos de Cesaro Cavaler Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Engenharias.
  • Adelor Felipe da Costa
  • Fabio Peruch

Resumo

A Aprendizagem Ativa Baseada em Problemas (ABP) envolvendo a construção de uma ponte de palitos de picolé, explora o potencial da engenharia no desenvolvimento de estruturas, máquinas e pontes, com menor relação peso versus resistência mecânica, com projetos inovadores e, o desafio de criar estruturas que se tornem marcos para uma cidade. Os acadêmicos devem trabalhar em equipes de futuros engenheiros e engenheiras para projetar e construir suas pontes utilizando apenas cola e palitos de picolé. No encontro final foram testadas as pontes usando pesos, dessa forma avaliando os resultados obtidos e, apresentando suas descobertas a classe.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Cesaro Cavaler, Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Engenharias.

Atualmente Coordenador-adjunto do curso de Graduação de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC. - Doutor em Engenharia Metalúrgica (UFRGS) - Mestre em Engenharia Mecânica (UFSC) - Graduado em Engenharia Mecânica (UFSC) Fone: (48) 3431-7578

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-19

Como Citar

NONI, A. de; MACHADO, N. C.; CAVALER, L. C. de C.; COSTA, A. F. da; PERUCH, F. PROJETO PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 66–77, 2022. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/208. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Educação