A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS ENGENHARIAS

Autores

  • Davi Colombo Gonçalves Centro Universitário UniSATC.
  • Vânia Medeiros Ribeiro Centro Universitário UniSATC

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar um processo de metodologia ativa baseada em problemas, na disciplina de Física do ciclo básico das engenharias. O processo de ensino baseado em problemas torna a disciplina de Física em algo prático e aplicável na área das engenharias, deixando de ser uma disciplina meramente teórica. Um dos desafios que hoje é enfrentado na sala de aula, é formar um acadêmico não apenas com conceitos teóricos, mas também com atitudes como liderança, organização, pensamento critico entre outros requisitadas pelo mercado de trabalho e amplamente abordados na metodologia de ensino baseado em problemas

Biografia do Autor

Davi Colombo Gonçalves, Centro Universitário UniSATC.

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008) e graduação em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Coordenador Pedagógico e Coordenados dos Ciclos Básicos das Engenharias da UniSATC em Criciúma. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, metodologia, aprendizagem significativa.

Vânia Medeiros Ribeiro, Centro Universitário UniSATC

Acadêmica do curso de graduação em Museologia a distancia da Uniasselvi. Especialista em Mídias integradas na Educação do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Criciúma (2023). Possui Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é Coordenadora das Biblioteca da SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, atuando em biblioteca escolar e universitária. Participa do Conselho Editoral da Revista Vincci como Editora de Layout.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-31

Como Citar

GONÇALVES, D. C.; RIBEIRO, V. M. A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS ENGENHARIAS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4–16, 2023. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/214. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação