ESTUDO DA OTIMIZAÇÃO DE CAVALETES MÓVEIS UTILIZADOS NA LINHA DE PRODUÇÃO DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS
Resumo
O presente trabalho propôs a otimização dos cavaletes móveis atuais utilizados no processo de fabricação de implementos rodoviários, que são superdimensionados, não padronizados e de difícil movimentação, requerendo muitas vezes o auxílio de ponte rolante ou empilhadeiras. Como consequência da forma de trabalho atual, o intervalo, tempo entre o final do processo até o início do outro processo, torna-se perceptível e ocioso para os profissionais do setor, mostrando-se um processo ineficiente, pois, objetivamente resulta em três impactos negativos: mão de obra ociosa, processo de fabricação moroso, e por conta de ambos os impactos, custo de fabricação mais oneroso do que o necessário. Através de uma estrutura nova projetada, calculada por método analítico e simulada pelo software Solidworks®, trouxe uma redução de massa de 80%, e também a padronização das dimensões. A identificação do coeficiente de resistência ao rolamento, auxiliou no dimensionamento da roda e diminuição da força de movimentação. Foi realizado um teste de força de tração em campo, onde alguns cavaletes de massas distintas foram puxados para determinação da força máxima de movimentação. Adicionalmente foi realizada a avaliação dos rolamentos, que atualmente em alguns casos são trocados de forma prematura.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.