A MÍDIA E A MODA: A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA INDÚSTRIA DA MODA NA MÍDIA IMPRESSA DE CRICIÚMA

Autores

  • Vanessa Wendhausen Lima Faculdade SATC
  • Fernanda Pereira Rangel

Palavras-chave:

Jornalismo de Moda, Moda, Análise do Discurso

Resumo

Considerando a expressão da indústria da moda em Santa Catarina, sobretudo no sul do estado, seria de se esperar que a circulação de notícias relacionadas a esse setor estivessem vinculadas ao seu desempenho econômico no que se refere à produção, vendas ou geração de empregos. No entanto, a relação entre mídia e moda não toma esse caminho industrial, ao menos não na região e no período analisados.  Assim, na tentativa de entender essa relação, o objetivo deste trabalho é analisar a forma com que a indústria da moda da região Sul de Santa Catarina é representada discursivamente da mídia impressa regional, entre eles os jornais Diário de Notícias, Jornal da Manhã e Jornal A Tribuna, de Criciúma, SC. Guiados pela Análise do Discurso (ORLANDI, 2000, FOUCAULT, 2002, VAN DIJK, 2010) que busca ir além do expresso, considerando diversos fatores de construção de significação da relação entre linguagem e sociedade, e caracterizada como pesquisa qualitativa que não se restringe à bibliografia e confia na notação dos dados (RAUEN, 2002),  foram analisadas 53 matérias publicadas no período compreendido entre janeiro e setembro de 2015. Apesar de ter como objeto de análise as edições de três jornais diferentes, os critérios de veiculação se repetem, tais como eventos factuais, dados setoriais e, em sua maioria, a questão visual da moda, sem explorar as questões artísticas, criativas e econômicas que o setor possui. Considerando o alto número de edições analisadas, o número de textos que envolvem o tema moda é inexpressivo e, em muitos casos, não abordam a indústria da região ou quando o fazem, direcionam o leitor para a tendência de moda utilizando de efeitos visuais para causar esse direcionamento.

Biografia do Autor

Vanessa Wendhausen Lima, Faculdade SATC

Professora Faculdade SATC

Doutora em Ciências da Linguagem

Formada em Jornalismo e Letras

Fernanda Pereira Rangel

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

LIMA, V. W.; RANGEL, F. P. A MÍDIA E A MODA: A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA INDÚSTRIA DA MODA NA MÍDIA IMPRESSA DE CRICIÚMA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 39–57, 2016. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/23. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos