O ARQUÉTIPO DOS HERÓIS, VILÕES E ANTI-HERÓIS RETRATADOS NO DOCUMENTÁRIO “É TETRA!”

Autores

  • Celso Lúcio da Luz Neto
  • Elton Luiz Gonçalves Faculdade SATC

Resumo

A cada quatro anos ocorre a Copa do Mundo de Futebol Masculino da FIFA e, o Brasil, por possuir a maior quantidade de títulos (cinco até o momento), é sempre um dos favoritos para levantar a taça, de acordo com a imprensa mundial. O artigo trouxe uma conquista em especial, a Copa de 1994. Ela tirou o Brasil de uma fila de 24 anos sem título. No documentário “É Tetra” foi realizado pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) e transmitido em quatro capítulos pela rede Globo, através do programa Esporte Espetacular, analisamos – seguindo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2010) - a representação dos arquétipos do herói, vilão e anti-herói presentes, detalhados nas ações dos jogos daquele mundial e de acordo com a narrativa dos próprios jornalistas que contam os acontecimentos.

Biografia do Autor

Elton Luiz Gonçalves, Faculdade SATC

Professor da Faculdade SATC de Criciúma, leciona nos cursos de Design Gráfico, Publicidade & Propaganda e Jornalismo nas disciplinas de Produção Audiovisual.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

LUZ NETO, C. L. da; GONÇALVES, E. L. O ARQUÉTIPO DOS HERÓIS, VILÕES E ANTI-HERÓIS RETRATADOS NO DOCUMENTÁRIO “É TETRA!”. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 12–37, 2021. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/236. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem