DESIGN EDITORIAL SOCIAL
UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NA LEITURA DE LIVROS ADAPTADOS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes para o desenvolvimento de projetos gráficos, baseadas nas ferramentas utilizadas no Design Editorial para produção de materiais inclusivos. Foram realizadas entrevistas com deficientes visuais para entendimento das dificuldades enfrentadas por eles na leitura, buscando apresentar a importância da geração de projetos voltados para inclusão social. A pesquisa apresenta o design universal para complementação e entendimento do design como uma ferramenta geradora de produtos para todos. E utilizando do design como um comunicador social, que busca uma igualdade perante o ensino e alfabetização. Além disso são apresentadas ferramentas já existentes dentro do Design Editorial utilizadas para o desenvolvimento de materiais mais inclusivos. Este artigo se torna importante devido à falta de materiais a respeito em como gerar produtos voltados às necessidades de deficientes, sendo assim uma ferramenta de estudo e compreensão acerca do assunto. Os resultados esperados desta pesquisa são a compreensão de como o design dentro de produtos com foco no editorial, conseguem auxiliar deficientes visuais a compreenderem histórias, desenvolver independência na leitura e se sentirem incluídos na sociedade. Foi possível a conclusão desse objetivo identificando diretrizes a partir das entrevistas e da base de fundamentação apresentada ao decorrer do trabalho. Tornando-se assim um material relevante para projetos futuros que buscam alcançar o público de deficientes visuais dentro do design editorial podendo solucionar hoje as dificuldades que estes indivíduos possuem para ter acesso a informações.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.