PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO ARREFECIMENTO DO POWERTRAIN DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
Resumo
Devido ao direcionamento do mercado para alternativas de locomoção mais sustentáveis, veículos híbridos e elétricos têm ganhado muito espaço. Por isso, faz-se necessário a análise do funcionamento e aprimoramento dos componentes do sistema, dentre eles o arrefecimento, objeto de estudo do trabalho. Como forma de analisar os parâmetros envolvidos no processo, utilizou-se o software LabVIEW®, juntamente com placas Arduíno® e sensores, para a elaboração de um sistema de medição. Com o objetivo verificar o funcionamento do sistema de medição e analisar o desempenho de diferentes fluidos na troca térmica, foram realizados ensaios utilizando como fluido de arrefecimento primeiramente a água, posteriormente o glicol concentrado e, por fim, a mistura de 50% água e 50% glicol, como é indicado pelo fabricante do módulo inversor. O sistema foi aquecido utilizando sopradores térmicos direcionados ao radiador e posteriormente resfriados de diferentes formas, isto é, com e sem ventoinha. Observou-se que a água obteve os melhores resultados quando se trata de troca térmica, alcançando o valor de 4,81 kW para as condições utilizadas, porém, sabe-se que não é a opção mais indicada devido a problemas como a corrosão causada pela oxidação do sistema. Acredita-se que com o motor em funcionamento, gerando calor anteriormente ao radiador, as curvas de resfriamento e consequentemente a troca térmica possam sofrer alterações. O sistema de medição elaborado para o projeto possibilita a obtenção dos valores de temperatura e vazão em diferentes pontos do conjunto, possibilitando também uma posterior análise de calor gerado pelos componentes, contribuindo para a seleção de um trocador de calor condizente com a demanda dos mesmos.
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