BLOCOS DE MONTAR NO ENSINO DE INTEGRAL
UMA PROPOSTA DE APRENDIZADO ATIVO APLICADA EM CURSOS DE ENGENHARIA
Resumo
As disciplinas de matemática, principalmente as de Cálculo Diferencial e Integral, são consideradas, em geral, as que apresentam as maiores dificuldades de aprendizagem para alunos do ensino superior, e consequentemente, o maior índice de reprovação nos cursos de engenharia. Com isso, o trabalho tem como objetivo auxiliar os alunos em suas dificuldades cognitivas e proporcionar o desenvolvimento de uma aprendizagem baseada na construção do conhecimento através das Metodologias Ativas de Aprendizagem, motivando assim, o aluno a compreender o conceito de integral através de uma aplicação no cálculo de áreas de figuras planas. Por meio de uma situação hipotética apresentada pelo professor, onde os alunos deveriam construir um objeto com blocos de montar “LEGO” e assim calcular a sua área usando os conceitos de integral vistos em sala, o artigo relata a experiência desenvolvida pelas turmas de Cálculo II, da segunda fase dos cursos de engenharia do Centro Universitário UNISATC.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.