CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO DESENHO TÉCNICO DE ENGENHARIAS
UMA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este estudo apresenta a inserção de uma metodologia ativa de aprendizagem na disciplina de desenho técnico, a qual compõe o ciclo básico de disciplinas de cursos de engenharias. Será apresentado o desempenho do estudante no aprofundamento de conceitos referentes ao planejamento de produção, otimização de processos produtivos e disposição de leiautes. Tal atividade teve como objetivo oportunizar ao discente a capacidade de solucionar uma problemática habitual no mercado industrial, de maneira a desenvolver o senso profissional e empreendedor. Desta forma, a contextualização do projeto envolveu o empreendedorismo, habilidades técnicas e comportamentais. O projeto foi idealizado no início do semestre e elaborado de forma que contemplasse os cursos de engenharia UniSatc. Nos resultados serão apresentadas as atividades realizadas em sala de aula e laboratórios, expondo a utilização de recursos tecnológicos que favoreceram uma aprendizagem significativa. Os contextos abordados permitiram o desenvolvimento e compreensão dos alunos em relação ao gerenciamento do arranjo físico de uma fábrica e sobretudo em sua motivação, uma vez que o método permitiu que trabalhassem ativamente aplicando teorias aprendidas em projetos práticos e funcionais.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.