CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO DESENHO TÉCNICO DE ENGENHARIAS

UMA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Gabriela Rocha Roque
  • Gerson Maximiliano
  • Joélson Vieira da Silva
  • Diego Luiz da Luz de Souza
  • Davi Colombo Gonçalves UniSATC

Resumo

Este estudo apresenta a inserção de uma metodologia ativa de aprendizagem na disciplina de desenho técnico, a qual compõe o ciclo básico de disciplinas de cursos de engenharias. Será apresentado o desempenho do estudante no aprofundamento de conceitos referentes ao planejamento de produção, otimização de processos produtivos e disposição de leiautes. Tal atividade teve como objetivo oportunizar ao discente a capacidade de solucionar uma problemática habitual no mercado industrial, de maneira a desenvolver o senso profissional e empreendedor. Desta forma, a contextualização do projeto envolveu o empreendedorismo, habilidades técnicas e comportamentais. O projeto foi idealizado no início do semestre e elaborado de forma que contemplasse os cursos de engenharia UniSatc. Nos resultados serão apresentadas as atividades realizadas em sala de aula e laboratórios, expondo a utilização de recursos tecnológicos que favoreceram uma aprendizagem significativa. Os contextos abordados permitiram o desenvolvimento e compreensão dos alunos em relação ao gerenciamento do arranjo físico de uma fábrica e sobretudo em sua motivação, uma vez que o método permitiu que trabalhassem ativamente aplicando teorias aprendidas em projetos práticos e funcionais.

Biografia do Autor

Davi Colombo Gonçalves, UniSATC

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008) e graduação em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é  professor de Física Geral I e Física Geral II, Física III e Coordenador do Ciclo Básico das Engenharias do Centro Universitário UniSATC. 

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-16

Como Citar

ROQUE, G. R.; MAXIMILIANO, G.; SILVA, J. V. da; SOUZA, D. L. da L. de; GONÇALVES, D. C. CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO DESENHO TÉCNICO DE ENGENHARIAS: UMA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 4–16, 2021. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/251. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação