BIBLIOTECA SEBASTIÃO NETTO CAMPOS E SEUS 57 ANOS DE HISTÓRIA NA SATC

Autores

Resumo

O presente artigo relata as atividades ocorridas ao longo dos 55 anos de existência da Biblioteca Sebastião Netto Campus, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, sediada na cidade de Criciúma, sul do estado de Santa Catarina. A SATC foi fundada em 1959, e a biblioteca foi instaurada em 24 de outubro de 1965. No ano de 1977 foi contratada a primeira bibliotecária, onde iniciou-se a organização do acervo e de documentos institucionais que foram usados como fontes para a presente pesquisa. Anualmente eram publicados relatórios institucionais que apresentavam dados das atividades do corrente ano. Esses relatórios, apresentavam dados sobre a biblioteca, que foram usados como fonte de pesquisa documental. Buscou-se com base nos documentos disponíveis fazer um relato dos 55 anos da biblioteca SATC contando um pouco da sua história e das mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Vânia Medeiros Ribeiro, Editora Layout da Revista Vincci - Periódico Científico da UniSATC.

Aluna da Especialização em Mídias integradas na Educação do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Criciúma. Possui Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008). Atualmente é Coordenadora das Biblioteca da SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, atuando em biblioteca escolar e universitária. Participa do Conselho Editoral da Revista Vincci como Editora de Layout.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-22

Como Citar

RIBEIRO, V. M.; REDIVO FREITAS, D. BIBLIOTECA SEBASTIÃO NETTO CAMPOS E SEUS 57 ANOS DE HISTÓRIA NA SATC. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 4–21, 2022. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/264. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação