PROJETO INCENTIVA E DESMISTIFICA O APRENDIZADO DA QUÍMICA

Autores

  • Morgana Nuernberg Sartor Faraco
  • Carolina Resmini Melo Marques
  • Débora de Pellegrin Campos
  • Leticia Delfino Cizeski
  • Heloisa Gonçalves da Silva
  • Aline Resmini Melo Faculdade Satc

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação de um projeto na área da química, o Projeto Quimicando – Aprendendo a Química Brincando. Este é um projeto que está em desenvolvimento no Curso de Engenharia Química, da Faculdade Satc, em Criciúma (Santa Catarina). Baseado em relatos das escolas da região, nos quais informavam que a disciplina de química não era bem aceita pelos alunos, que não tinham interesse por ser muito abstrata pela falta de laboratórios equipados nas escolas, surgiu este projeto. O objetivo é levar experimentos de química para as escolas da região, propiciando aos alunos a realização dos mesmos e assim gerando um interesse maior por essa ciência que é tão intrigante e muito importante para o nosso dia a dia. Isso é feito por uma equipe de professores e acadêmicos bolsistas, que idealizam as práticas e as apresentam nas escolas. O projeto teve início em setembro de 2019, visitou 6 escolas, atendendo 212 alunos. Não foram feitas visitas neste ano de 2020 devido a pandemia, mas suas atividades serão retomadas assim que possível. Foram feitos questionários de satisfação com os alunos, sendo obtidos resultados satisfatórios, onde 89% dos alunos informaram que os experimentos realizados são “ótimos” (escala máxima), e 85% dos alunos “gostaram muito” (escala máxima) de os realizarem.

Biografia do Autor

Aline Resmini Melo, Faculdade Satc

Departamento de Engenharia Química

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-19

Como Citar

NUERNBERG SARTOR FARACO, M.; RESMINI MELO MARQUES, C.; DE PELLEGRIN CAMPOS, D.; DELFINO CIZESKI, L.; GONÇALVES DA SILVA, H.; MELO, A. R. PROJETO INCENTIVA E DESMISTIFICA O APRENDIZADO DA QUÍMICA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 47–65, 2022. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/265. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Educação