NATAL BRASILEIRO
A IDENTIDADE NACIONAL NA PUBLICIDADE DO GUARANÁ ANTARCTICA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do discurso de identidade nacional, presente na campanha “Natal Brasileiro” do Guaraná Antártica, veiculada em 2020. Com este norte busca-se, utilizando de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, contextualizar o cenário histórico relativo ao assunto, identificar as relações de identidade nacional presentes no objeto de estudo, fundada em conceitos de diferenciação, representação e linguagem, com base em autores como Stuart Hall (2003), Benedict Anderson (2008) e Renato Ortiz (1994); compreender a atuação de uma marca de grande influência na construção desta identidade, apoiado por Roger Chartier (2005) e Clifford Geertz (1989); e identificar os elementos presentes no videoclipe que contribuíram para a idealização do que é “ser brasileiro”. Se por um lado a identidade nacional brasileira seja formada sobre princípios que colocavam o brasileiro como inferior em relação a outros países mais desenvolvidos, especialmente em termos econômicos, por outro lado o Brasil é considerado um estado multicultural, composto por diversas identidades culturais devido ao intenso fluxo de imigrantes durante toda a sua história o que gerou características específicas que constroem o que é ser brasileiro. Como estratégia narrativa, o comercial usufrui da heterogeneidade cultural do país para ressaltar aspectos que tradicionalmente são compartilhados pelos brasileiros no período natalino ao mesmo tempo que evidencia as diferenças dos rituais estrangeiros, estas que a marca não só enaltece como também tenta se inserir como inerente aos costumes natalinos do Brasil a fim de tornar-se um símbolo cultural.
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