A MUDANÇA DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA PUBLICIDADE DE CERVEJAS

UM OLHAR PARA A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar qual a percepção dos consumidores em relação à mudança da representação da mulher nas propagandas de cerveja. Especificamente, mapear qual a representação feminina nas principais marcas de cerveja, identificar mudanças e semelhanças entre as atuais campanhas e da década passada e analisar o que os consumidores acham sobre a mudança que houve nos últimos anos. Essa análise tem importância porque, de acordo com Kantar (2022), o número de mulheres que consomem cerveja está crescendo, enquanto o de homens está diminuindo. A partir dessa justificativa tal proposta está fundamentada nas ideias sobre representação de Alexandre (2004), Formanski e Formentin (2020), Hall (2016), Pinsky (2012) e Shields (2003). Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, analisando qual a opinião dos consumidores sobre a representação das mulheres na publicidade de cerveja. A maior parte do público retratou se sentir insatisfeito com a forma sexual e machista que as mulheres eram representadas ao menos até 2015, mas concordam que isso raramente acontece hoje em dia, porém dizem que as marcas ainda não as tratam como consumidoras. O público espera por mais mudanças e que as marcas percebam que as mulheres também fazem parte do púbico-alvo e assim as representem na publicidade de forma respeitosa e degustando o produto.

Biografia do Autor

Claudia Nandi Formentin, Centro Universitário UniSATC/ Faculdade Senac / Unisul

Doutora e mestra em Ciências da Linguagem. Possui graduação em Jornalismo (2001) e em História (2008) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Comunicação nas Organizações, todos os cursos realizados na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é professora do Centro Universitário UniSATC (Criciúma), da Faculdade SENAC (Tubarão) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Desde 2004 atua como docente no ensino superior. Tem interesse em pesquisas que girem em torno das questões relacionadas a formação das identidades nacionais, o esporte e suas linguagens bem como as questões de gênero na sociedade contemporânea.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA , A. B. S. da; FORMENTIN, C. N. A MUDANÇA DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA PUBLICIDADE DE CERVEJAS: UM OLHAR PARA A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 53–82, 2023. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/300. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem