A MUDANÇA DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA PUBLICIDADE DE CERVEJAS
UM OLHAR PARA A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar qual a percepção dos consumidores em relação à mudança da representação da mulher nas propagandas de cerveja. Especificamente, mapear qual a representação feminina nas principais marcas de cerveja, identificar mudanças e semelhanças entre as atuais campanhas e da década passada e analisar o que os consumidores acham sobre a mudança que houve nos últimos anos. Essa análise tem importância porque, de acordo com Kantar (2022), o número de mulheres que consomem cerveja está crescendo, enquanto o de homens está diminuindo. A partir dessa justificativa tal proposta está fundamentada nas ideias sobre representação de Alexandre (2004), Formanski e Formentin (2020), Hall (2016), Pinsky (2012) e Shields (2003). Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, analisando qual a opinião dos consumidores sobre a representação das mulheres na publicidade de cerveja. A maior parte do público retratou se sentir insatisfeito com a forma sexual e machista que as mulheres eram representadas ao menos até 2015, mas concordam que isso raramente acontece hoje em dia, porém dizem que as marcas ainda não as tratam como consumidoras. O público espera por mais mudanças e que as marcas percebam que as mulheres também fazem parte do púbico-alvo e assim as representem na publicidade de forma respeitosa e degustando o produto.
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