A TWITCH COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO PARA O JORNALISMO ESPORTIVO E AUDIOVISUAL

Autores

  • Paulo Vitor Candido Monteiro
  • Lize Burigo Faculdade Satc

Resumo

O estudo proposto tem como objetivo entender de que forma o jornalismo esportivo e audiovisual pode utilizar a Twitch como ferramenta para as suas produções. A partir disso, comparam-se as semelhanças e diferenças dos programas ‘Café Com André’ e ‘O Melhor Futebol do Mundo’, exibidos na Twitch, com produções jornalísticas e esportivas da TV aberta e de canais fechados. Estes programas são resultado da evolução de um processo que se arrasta desde a década de 1990, quando houve as primeiras tentativas na área do jornalismo de se transmitir os conteúdos em streaming pela internet. Por fim, entende-se que ambos os programas emulam características visuais e de linguagem da TV para as suas transmissões na plataforma de streaming, mas com um diferencial circunstancial: a interatividade entre os apresentadores e telespectadores. Verifica-se que, na Twitch, essa interação diminui a distância entre o produtor e consumidor do conteúdo ao vivo, de forma que o telespectador pode pautar a discussão do programa de maneira orgânica ou paga. Além disso, em função da evolução da tecnologia, as transmissões em streaming se tornaram mais acessíveis e com qualidade semelhante à dos conteúdos transmitidos na TV, podendo serem feitas com equipamentos mais acessíveis, democratizando a produção de conteúdo jornalístico e audiovisual.  A fundação teórica teve como base intelectual autores como Serrano (2015), Netto (2020), Gutmann (2012), Viela e Silva (2012) e Silva (2008), responsável pelas primeiras reflexões acadêmicas sobre jornalismo live streaming.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-31

Como Citar

MONTEIRO, P. V. C.; BURIGO, L. A TWITCH COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO PARA O JORNALISMO ESPORTIVO E AUDIOVISUAL. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 83–116, 2023. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/302. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem