A TWITCH COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO PARA O JORNALISMO ESPORTIVO E AUDIOVISUAL
Resumo
O estudo proposto tem como objetivo entender de que forma o jornalismo esportivo e audiovisual pode utilizar a Twitch como ferramenta para as suas produções. A partir disso, comparam-se as semelhanças e diferenças dos programas ‘Café Com André’ e ‘O Melhor Futebol do Mundo’, exibidos na Twitch, com produções jornalísticas e esportivas da TV aberta e de canais fechados. Estes programas são resultado da evolução de um processo que se arrasta desde a década de 1990, quando houve as primeiras tentativas na área do jornalismo de se transmitir os conteúdos em streaming pela internet. Por fim, entende-se que ambos os programas emulam características visuais e de linguagem da TV para as suas transmissões na plataforma de streaming, mas com um diferencial circunstancial: a interatividade entre os apresentadores e telespectadores. Verifica-se que, na Twitch, essa interação diminui a distância entre o produtor e consumidor do conteúdo ao vivo, de forma que o telespectador pode pautar a discussão do programa de maneira orgânica ou paga. Além disso, em função da evolução da tecnologia, as transmissões em streaming se tornaram mais acessíveis e com qualidade semelhante à dos conteúdos transmitidos na TV, podendo serem feitas com equipamentos mais acessíveis, democratizando a produção de conteúdo jornalístico e audiovisual. A fundação teórica teve como base intelectual autores como Serrano (2015), Netto (2020), Gutmann (2012), Viela e Silva (2012) e Silva (2008), responsável pelas primeiras reflexões acadêmicas sobre jornalismo live streaming.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.