AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE BROCAS DE METAL DURO NO PROCESSO DE FURAÇÃO EM AÇO AISI H13 TEMPERADO

Autores

  • João Antônio dos Santos Bez
  • Luiz Carlos de Cesaro Cavaler UniSatc
  • Alexandre Milanez

Resumo

O aço AISI H13 é amplamente utilizado na indústria, sobretudo na fabricação de matrizes para injeção de alumínio, possuindo ótimas características para trabalho em altas temperaturas e quando endurecido torna a usinagem mais complexa. O mercado global das ferramentas de corte está em constante crescimento, porém, é evidenciado o uso de ferramentas de forma incorreta e inapropriadas para os processos de usinagem. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar e evidenciar o desempenho de brocas de metal duro com duas geometrias diferentes no processo de furação a partir da medição do desgaste de flanco, ensaios de rugosidade e erro de circularidade. Foram utilizadas diferentes velocidades de avanço para cada geometria de broca e, o critério de fim de vida das brocas adotado para este processo foi o desgaste de flanco com valor de 0,2 mm e em casos de falhas no gume de corte por meio de lascas também culminaria no encerramento do processo. A partir dos testes, foi constatado que o aumento da velocidade de avanço contribui na redução de vida da ferramenta e que a geometria da ferramenta influencia diretamente na produtividade do processo. Os resultados desse estudo contribuem para o fortalecimento de práticas que visam a produtividade e o investimento nas ferramentas de corte.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Cesaro Cavaler, UniSatc

Atualmente Coordenador do curso de Graduação de Engenharia Mecânica daUnisaSATC. - Doutor em Engenharia Metalúrgica (UFRGS) - Mestre em Engenharia Mecânica (UFSC) - Graduado em Engenharia Mecânica (UFSC) Fone: (48) 3431-7578

Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-31

Como Citar

BEZ, J. A. dos S.; CAVALER, L. C. de C.; MILANEZ, A. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE BROCAS DE METAL DURO NO PROCESSO DE FURAÇÃO EM AÇO AISI H13 TEMPERADO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 147–172, 2023. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/304. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Engenharias e Tecnologias