VIABILIDADE TÉCNICA NA FABRICAÇÃO DE PEÇA COMPLEXA COMPARANDO MANUFATURA ADITIVA VERSUS MANUFATURA SUBTRATIVA NO AÇO INOXIDÁVEL AISI-304L
Resumo
A competitividade do mercado na indústria metal mecânica faz com que as empresas do setor estejam em constante busca por tecnologias que atenda a demanda para a diversidade de produtos, onde esses permitam flexibilidade de projetos e menor consumo de matéria-prima. Neste sentido, a manufatura aditiva por fusão localizada (MAFL) vem com a proposta de flexibilidade na formação de geometrias complexas e com alta taxa para deposição de material metálico. O aço inoxidável AISI 304L, por exemplo, tem apresentado crescente consumo nas indústrias química, alimentícias, projetos de bens duráveis e instrumentos de corte. Como os aços inoxidáveis tem baixa usinabilidade por causa de sua baixa condução térmica, este trabalho tem a proposta de avaliar se a manufatura aditiva melhora ou piora a usinabilidade frente a um material que passou pelo processo convencional de fabricação. Corpos de prova foram obtidos através da manufatura aditiva onde um braço com controle numérico por computador (CNC Computer Numeric Control) depositou camadas formando a geometria complexa. Geometria essa projetada e programada com auxílio de softwares para desenhos assistido por computador (CAD Computer Aided Design) e manufatura assistida por computador (CAM Computer Aided Manufacturing). Logo fez-se a usinagem em máquinas de fresamento CNC do corpo manufaturado aditivamente e do corpo laminado, assim foi comparado o desgaste dos insertos de corte utilizado na usinagem dos dois processos. O resultado dos testes para desgaste dos insertos se deram positivos, pois o corpo obtido por manufatura aditiva com fusão localizada teve um maior desgaste comparado ao corpo laminado, indicando maior dificuldade na usinabilidade, mas isso não inviabiliza a tecnologia, pois o tempo de usinagem para o corpo manufaturado aditivamente apresentou uma redução.
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