ARQUÉTIPOS NAS SITCOMS
UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS PERSONAGENS DA SÉRIE BROOKLYN NINE-NINE
Resumo
Este artigo analisa de que forma os arquétipos estão ganhando forma no meio do entretenimento. Neste contexto, o objetivo geral é identificar os arquétipos nos personagens da série de TV Brooklyn Nine-Nine, comparando suas evoluções da primeira à última temporada. A fim de cumprir seu propósito, será necessário mapear as teorias arquetípicas de Carl Jung (2011) às teorias de Mark e Pearson (2003); A relação entre os personagens no entretenimento e a comunicação; e, a análise dos arquétipos na série, fazendo um estudo de caso nos episódios dos roubos de Halloween de quatro, das sete temporadas. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa exploratória, que analisa as causas e consequências do tema selecionado, fundamentadas nos estudos de Mattar (1994) e Richardson (1989). Com a realização da pesquisa verificou-se que os arquétipos se moldam e evoluem ao longo da narrativa, além de ser de extrema importância para o autor da obra, relacionar sabiamente as características do personagem com características humanas e verdadeiras, dos arquétipos.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.