INFOGRAFIA DIGITAL

UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS VISUAIS UTILIZADAS NA REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES COMPLEXAS PELO NEW YORK TIMES

Autores

  • Luiza Buratto Paes UniSATC
  • Diego Piovesan Medeiros Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.

Resumo

O artigo apresenta uma análise das estratégias visuais utilizadas pelo jornal The New York Times na representação de informações complexas por meio de infografias digitais. O objetivo deste estudo é verificar compreender as diferentes abordagens adotadas pela publicação para transmitir informações de maneira eficaz e acessível por meio de elementos visuais. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como objeto de estudo a reportagem interativa de danos do Terremoto na Turquia, publicada pelo The New York Times, com uma análise de técnicas visuais empregadas. Os parâmetros de análise de Cairo (2018) e as classificações propostas por Teixeira (2006), De Pablos (1999) e Moraes (1998) foram utilizados para identificar a interpretação de dados no infográfico e avaliar sua eficácia comunicativa. Os resultados mostram uma diversidade de estratégias, incluindo o uso de infografia de tipo específico, contendo elementos ilustrativos, contrastantes e recursos multimídia para comunicar informações complexas de forma clara e atrativa. Além disso, constatou-se que as infografias digitais desempenham um papel importante na contextualização de eventos e na apresentação de dados estatísticos. Com base nos achados, conclui-se que o The New York Times utiliza efetivamente a infografia digital como uma ferramenta poderosa para comunicar informações complexas de maneira visualmente impactante e compreensível. Essas descobertas podem ser úteis para profissionais de comunicação, jornalistas e designers interessados em aprimorar a forma como representam informações complexas por meio de infografias digitais.

Biografia do Autor

Diego Piovesan Medeiros, Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.

Atualmente coordenador do curso de Graduação de Design na Faculdade SATC. (Cricíuma/SC) - Doutorando em Design e Expressão Gráfica (UFSC) - Mestre em Design e Tecnologia (PGDesign/UFRGS) - Especialista em Artes Visuais (SENAC) - Especialista em Design Gráfico (SATC/UFSC) - Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISUL) - Técnico em Desenho Industrial (SATC) Fone: (48) 3431-7588

Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-31

Como Citar

PAES, L. B.; MEDEIROS, D. P. INFOGRAFIA DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS VISUAIS UTILIZADAS NA REPRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES COMPLEXAS PELO NEW YORK TIMES. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 232–260, 2024. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/328. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem