ILUSÕES DO CONSUMISMO E ESCASSEZ DE RECURSOS NATURAIS

UM PROJETO DE PRODUTO CONCEITO COMO ESTRATÉGIA DE DIALÉTICA

Autores

  • Gabriel Ávila Nunes UniSATC
  • Rodrigo Casteller Vicentin UniSATC

Resumo

O consumo excessivo e a cultura do fetiche em torno de produtos têm levado à exploração insustentável dos recursos naturais e a graves impactos ambientais. Propõe-se o uso de um projeto de produto conceito para sensibilizar a sociedade sobre essa problemática, evidenciando as relações tóxicas entre o consumismo e o meio ambiente. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de produto conceito que reflita sobre a escassez de recursos naturais. Para isso, precisa-se analisar as interações sociais com o meio ambiente e compreender a relação do consumo e fetiche com a escassez de recursos naturais e ciclo de vida de um produto, para que possam ser relacionadas com as características de um projeto de produto conceito em design. A metodologia de pesquisa define-se como aplicada, qualitativa e exploratória. Além disso, utiliza um procedimento técnico misto que envolve pesquisa bibliográfica e experimental para elaborar hipóteses a partir de materiais já publicados, determinar um objeto de estudo, definir variáveis e controlar e observar os possíveis efeitos influenciadores do projeto que essas variáveis produzem. Para desenvolvimento projetual utilizou-se a metodologia elaborada por Munari (2008), adaptada de forma a atender as necessidades deste trabalho. Como desfecho, identificou-se que os objetivos foram atingidos e os resultados foram satisfatórios

Arquivos adicionais

Publicado

2024-10-03

Como Citar

NUNES, G. Ávila; VICENTIN, R. C. ILUSÕES DO CONSUMISMO E ESCASSEZ DE RECURSOS NATURAIS: UM PROJETO DE PRODUTO CONCEITO COMO ESTRATÉGIA DE DIALÉTICA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], p. 262–291, 2024. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/354. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem