“OS INSTRUMENTOS MORTAIS”

A INFLUÊNCIA DA CAPA E DO PROJETO GRÁFICO EDITORIAL NA COMPRA DE LIVROS

Autores

  • Laura Elias de Farias UniSATC
  • Manoela de Oliveira Zabotti UniSATC

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência do projeto gráfico editorial, especialmente das capas, na compra de livros.  Para isso, utilizou de pesquisas bibliográficas acerca do design de livros e design editorial, a partir de autores como White (2006), Haslam (2010), Hendel (2006), Lima (2017). Como metodologia, utilizou-se de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com leitores gerais e específicos da obra analisada, a fim de entender sobre o seu comportamento de compra. Com base nisso, foi possível perceber que as ilustrações, as tipografias e as cores são os elementos que mais influenciam o leitor em relação à capa. Além disso, identificou-se também que existem elementos fora da capa que são capazes de influenciar a compra, como a sinopse e as indicações. O resultado dessa pesquisa é o entendimento dos principais elementos gráficos que fazem a diferença no projeto gráfico de um livro, em especial a sua capa.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-10-03

Como Citar

FARIAS, L. E. de; ZABOTTI, M. de O. “OS INSTRUMENTOS MORTAIS”: A INFLUÊNCIA DA CAPA E DO PROJETO GRÁFICO EDITORIAL NA COMPRA DE LIVROS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], p. 292–318, 2024. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/357. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem