CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE DIA DAS MÃES

UMA DATA PARA COMEMORAR OU PARA REFORÇAR ESTEREÓTIPOS?

Autores

  • Giovana Teixeira Luiz UniSATC
  • Lucas Pereira Damázio UniSATC
  • Gutemberg Alves Geraldes Junior SATC

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é identificar quais as principais formas arquetípicas e estereótipos que as marcas Oechsle, Avon e Britânia utilizaram em campanhas publicitárias de Dia das Mães do ano de 2017. Seus objetivos específicos são de levantar a reflexão da forma que as mães são vistas na sociedade e de provocar debate sobre o poder da publicidade na construção e reforço de estereótipos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa a respeito do assunto, no qual tem como referência principal os autores Mark e Pearson (2003) e Carvalho e Fonseca (2021), que abordam arquétipos que serão utilizados para a construção desta pesquisa e para relacionar ao comportamento que a sociedade espera para as mulheres mães. Após a pesquisa, pode-se perceber que, mesmo com toda a evolução do papel da mulher na sociedade e os direitos adquiridos, ainda há muito julgamento por parte da população. Realizou-se também uma análise de três campanhas publicitárias das marcas mencionadas, para saber como as mulheres são representadas. Nesse estudo de caso, pode-se perceber que cada marca expôs a maternidade de uma forma distinta, mostrando qual visão que a empresa possui sobre as mães e, assim, passando essa visão para a sociedade.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

LUIZ, G. T.; DAMÁZIO, L. P.; GERALDES JUNIOR, G. A. CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE DIA DAS MÃES: UMA DATA PARA COMEMORAR OU PARA REFORÇAR ESTEREÓTIPOS?. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 26–50, 2024. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/363. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem