ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NA PUBLICIDADE: EXPLORANDO AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS LINGUAGENS DO BRANDED CONTENT E DOS DOCUMENTÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70185/t3hjgw74

Resumo

As marcas têm utilizado cada vez mais das narrativas audiovisuais para transmitir mensagens que despertam interesse, geram identificação e criam conexões emocionais para atingir seus públicos. Os documentários e o Branded Content surgem como duas formas de linguagem que têm sido cada vez mais utilizadas na publicidade, em razão da sua capacidade de contar histórias pessoais  e emocionais por meio de uma narrativa. Este estudo visa pesquisar “Quais são as diferenças e semelhanças entre a aplicação do documentário e do Branded Content como linguagem publicitária?”. A análise das estruturas narrativas nos filmes selecionados, "Kedi" (2016) e "Gato Preto" (2019), proporcionou uma compreensão mais profunda de como esses formatos distintos exploram a linguagem audiovisual para comunicar suas mensagens. Fundamentado teoricamente com base nas ideias de Moura (2021), Santa Helena e Pinheiro (2012) no que se refere ao conceito de Branded Content, e Lucena (2012), Melo (2013) e Nichols (2005) no contexto dos documentários, essa pesquisa não apenas expande o entendimento sobre Branded Content e documentários, mas também oferece insights práticos para profissionais de marketing e publicidade na busca pela excelência na comunicação de suas marcas.

Biografia do Autor

  • Thuan Debiasi Freitas, Unisatc

    Graduando em Publicidade e Propaganda

  • Elton Luiz Gonçalves, Unisatc

    Professor da Faculdade SATC de Criciúma, leciona nos cursos de Design Gráfico, Publicidade & Propaganda e Jornalismo nas disciplinas de Produção Audiovisual.

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Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem

Como Citar

ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NA PUBLICIDADE: EXPLORANDO AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS LINGUAGENS DO BRANDED CONTENT E DOS DOCUMENTÁRIOS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 66–93, 2025. DOI: 10.70185/t3hjgw74. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/400. Acesso em: 2 abr. 2025.