JORNALISMO ARQUETÍPICO

ANÁLISE DO PERFIL EDITORIAL NAS REVISTAS DA EDITORA ABRIL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

  • Catarina Bortolotto
  • Diego Piovesan Medeiros Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.

DOI:

https://doi.org/10.70185/6tr4gd97

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar a influência do arquétipo de marca em revistas tanto em seu contexto editorial quanto de comunicação. O emprego de tal mecanismo nas produções não só fortalece a identidade individual como, também, faz com que os conteúdos produzidos sejam de interesse dos consumidores. Para isso, pretende-se analisar em três produtos da Editora Abril, em que a priori já se nota uma perspectiva e públicos-alvo diferentes, a maneira que eles abordam a mesma pauta, neste caso, o coronavírus. O estudo é baseado nos conceitos de jornalismo de revista, elencados por Scalzo (2011), e no uso dos arquétipos na construção de marcas, desenvolvido por Mark e Pearson (2022). Nesse cenário, pretende-se desenvolver um artigo de natureza básica, com pesquisa qualitativa de caráter exploratório, das edições 703, 414 e 2684 das revistas CLAUDIA, Superinteressante e Veja, respectivamente. Este trabalho justifica-se, pois principalmente na criação de marcas, os arquétipos vêm ganhando grande destaque. Além disso, observou-se a possibilidade de o conceito também induzir na forma como os veículos de comunicação, neste caso as revistas, noticiam o mesmo fato. Já no âmbito mercadológico, eles poderiam avaliar em qual das 12 possibilidades se enquadram e direcionar, cada vez mais, a produção dos conteúdos para o público-alvo almejado, desde a escolha da pauta até a maneira que será desenvolvida. Verifica-se que os arquétipos de marca estão diretamente relacionados com as linhas editorias de cada revista, influenciando no gancho escolhido por cada uma delas para abordar a questão da COVID-19 em suas edições de abril de 2020.

Biografia do Autor

  • Diego Piovesan Medeiros, Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.

    Atualmente coordenador do curso de Graduação de Design na Faculdade SATC. (Cricíuma/SC) - Doutorando em Design e Expressão Gráfica (UFSC) - Mestre em Design e Tecnologia (PGDesign/UFRGS) - Especialista em Artes Visuais (SENAC) - Especialista em Design Gráfico (SATC/UFSC) - Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISUL) - Técnico em Desenho Industrial (SATC) Fone: (48) 3431-7588

Downloads

Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem

Como Citar

JORNALISMO ARQUETÍPICO: ANÁLISE DO PERFIL EDITORIAL NAS REVISTAS DA EDITORA ABRIL EM TEMPOS PANDÊMICOS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 120–150, 2025. DOI: 10.70185/6tr4gd97. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/402. Acesso em: 2 abr. 2025.