DETERMINAÇÃO DE LOTE MÍNIMO PARA VIABILIZAÇÃO DE UMA CÉLULA PARA SOLDAGEM ROBOTIZADA EM UMA INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70185/c69xty54

Resumo

O emprego de células de soldagem robotizadas vem aumentando cada vez mais, não sendo diferente na indústria de implementos agrícolas. Porém, em geral, quando comparado à soldagem manual, as células robotizadas têm um tempo de setup maior devido à necessidade de troca e posicionamento dos gabaritos, isso aliado ao maior custo hora, faz com que seja necessário um certo tamanho de lote para diluição do custo de setup. Este estudo visa determinar o lote mínimo para viabilizar o emprego de uma célula de soldagem robotizada em comparação com a soldagem manual. O cálculo de um lote mínimo leva em conta custos do processo, como os consumíveis, depreciação, manutenção, a mão obra, sendo este um dos principais, entre outros. Estes dados foram coletados em consultas com diversos setores da empresa, além do acompanhamento do processo de soldagem. Através dos dados coletados, verificou-se que o custo hora da soldagem robotizada é aproximadamente 85% maior que na soldagem manual.

Biografia do Autor

  • Davi Cúnico Bonifácio, UNISATC

    Graduando em Engenharia Mecânica

  • Alexandre Milanez, UNISATC

    Prof. do Centro Universitário UniSATC

Downloads

Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Engenharias e Tecnologias

Como Citar

DETERMINAÇÃO DE LOTE MÍNIMO PARA VIABILIZAÇÃO DE UMA CÉLULA PARA SOLDAGEM ROBOTIZADA EM UMA INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 205–225, 2025. DOI: 10.70185/c69xty54. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/407. Acesso em: 2 abr. 2025.