PROJEÇÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA CONSIDERANDO O AUMENTO DA FROTA DE CARROS ELÉTRICOS E DO NÚMERO DE ESTAÇÕES DE ABASTECIMENTO NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Luan Maffioletti UNISATC
  • João Mota Neto
  • Eron da Silva UNISATC

DOI:

https://doi.org/10.70185/j3nwk940

Resumo

A mobilidade elétrica e consequentemente o aumento das frotas de carro elétrico em âmbito estadual e nacional é destaque nos últimos anos devido ao incentivo público fornecido aos consumidores, frente as vantagens que o mercado elétrico está oferecendo. Dentre as diferentes vantagens apontadas para o uso de carros elétricos, três possuem maior destaques, sendo elas: a sustentabilidade, eficiência energética e inovação tecnológica. O objetivo deste trabalho é realizar um cenário de projeção da demanda de energia elétrica para o aumento da frota de carros elétricos estimadas até 2050 no estado de Santa Catarina. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, sendo coletados dados de páginas eletrônicas principalmente governamentais. Os resultados indicaram que, no cenário projetado, o aumento da frota de carros elétricos será de aproximadamente 63 vezes, o que implicará no aumento do consumo de energia elétrica para este mercado e discorrerá na necessidade de novas instalações de carregadores, uma vez que atualmente o estado conta com 34 pontos de recargas públicas. 

Downloads

Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Engenharias e Tecnologias

Como Citar

PROJEÇÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA CONSIDERANDO O AUMENTO DA FROTA DE CARROS ELÉTRICOS E DO NÚMERO DE ESTAÇÕES DE ABASTECIMENTO NO ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 334–356, 2025. DOI: 10.70185/j3nwk940. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/412. Acesso em: 2 abr. 2025.