ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS NO SETOR DE USINAGEM EM UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO SUL DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70185/bq432a34

Resumo

O estudo analisa a implementação do método Troca Rápida de Ferramentas (TRF) no setor de usinagem de uma indústria metalmecânica situada no sul de Santa Catarina. Com o aumento da competitividade global e a busca por produções cada vez mais enxutas, o trabalho tem como foco o aumento do rendimento da máquina piloto, juntamente com a redução dos custos e desperdícios ocasionados pelo mau uso dos recursos produtivos. O principal objetivo dessa metodologia é a redução do tempo de setup, aliado ao aumento da eficiência e da produtividade. A aplicação desse método envolveu o uso dos princípios do Lean Manufacturing, especificamente as técnicas desenvolvidas por Shigeo Shingo, que focam na conversão de setup interno em setup externo. O processo iniciou-se com a análise detalhada dos tempos de setup por meio de filmagens, que permitiram a separação clara das atividades internas e externas, resultando na determinação de um tempo ideal de setup. Para facilitar o entendimento e a aplicação prática da metodologia TRF, o estudo foi focado em um fluxo produtivo específico no setor de usinagem, utilizando uma máquina piloto, o Centro de Usinagem Heller modelo MCI25.1. Durante a implementação, foram observadas todas as etapas do processo, desde a análise inicial até a aplicação das melhorias propostas. Os resultados mostraram uma significativa redução dos tempos de preparação, permitindo maior flexibilidade e qualidade na produção, além de satisfação dos clientes devido à redução do lead time de entrega, ao mesmo tempo em que otimizou seus recursos produtivos e reduziu desperdícios, reafirmando a importância do método TRF como uma ferramenta eficaz na busca pela excelência operacional.

Biografia do Autor

  • Daniella Vidal Daros, UNISATC

    Engenheira Mecânica. UniSATC

Downloads

Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Mestrado em Engenharia Metalúrgica

Como Citar

ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS NO SETOR DE USINAGEM EM UMA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 509–533, 2025. DOI: 10.70185/bq432a34. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/418. Acesso em: 2 abr. 2025.