SOLDAGEM HÍBRIDA APLICADA EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS COM LASER + MAG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70185/q94ffb73

Resumo

Este trabalho visa abordar conteúdos sobre a aplicação da soldagem híbrida (HLAW), com a combinação de um feixe de laser de alta potência com um arco elétrico, utilizando-se um gás de proteção e o arame para executar a soldagem, visando vantagens com a aplicação deste processo na soldagem. Ainda na apresentação dos conteúdos relativos ao tema, aplicou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental. Após os experimentos, verificou-se que a seção resistente no processo híbrido é no mínimo 40% superior ao obtido no processo semiautomático, devido a penetração superior do laser na sobreposição de chapas. Com relação ao processo de soldagem híbrida – MAG (HLAW), aplicados nas juntas sobrepostas pode-se afirmar que é possível obter resultados satisfatórios do ponto de vista das avaliações visuais, de penetração e dureza, dentro dos limites de tolerâncias de norma. Visto que, do ponto de vista financeiro, os investimentos iniciais necessitam de um tempo de retorno de 4,3 anos, sendo considerado viável ao setor de implementos rodoviários.  

Biografia do Autor

  • José Carlos Guimarães, UNISATC

    Mestrando em Engenharia Metalúrgica da UNISATC

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Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Mestrado em Engenharia Metalúrgica

Como Citar

SOLDAGEM HÍBRIDA APLICADA EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS COM LASER + MAG. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 550–579, 2025. DOI: 10.70185/q94ffb73. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/419. Acesso em: 2 abr. 2025.