Caracterização microestrutural e de microdureza para o arame tubular UTP AF Ledurit 60 impresso através da técnica de manufatura aditiva por arco elétrico
DOI:
https://doi.org/10.70185/2525-6025.2024.v9.422Resumo
A técnica de Manufatura Aditiva (MA) tem ganhado espaço desde sua divulgação em 2011 na Alemanha, como um dos pilares da indústria 4.0. Desde então, diversos materiais estão sendo estudados, tal como os metais. Este trabalho é concentrado na deposição camada por camada de um arame de alta resistência mecânica denominado de UTP AF LEDURIT 60. Este material possui elevada dureza, e é utilizado para soldagem onde há desgaste combinado por atrito e, compressão metal-metal. Com isso, o objetivo deste estudo é entender o comportamento microestrutural e de microdureza para este material aplicado para MA. Para isso, uma peça foi impressa com dimensões de 40 milímetros (mm), 35mm e 30mm, para comprimento, largura e espessura, respectivamente. Na sequência, foram realizados os ensaios de espectrometria de emissão óptica para determinar a composição química, ensaio metalográfico para caracterização microestrutural e, de microdureza Vickers para compreender a resistência do material a deformação superficial. Para a análise de espectroscopia, o resultado ficou próximo ao especificado pelo fabricante, no entanto houve algumas distorções no resultado devido a deposição por soldagem a arco, relativos as interações do material de deposição com material de base. A microdureza para este arame obteve uma média de 780 ± 91 HV, com regiões com até 964,42 HV. A microestrutura se mostrou característica de um ferro fundido branco alto cromo, conforme esperado para o arame UTP AF LEDURIT 60. Os blocos brancos na microestrutura são característicos de carbonetos de cromo primários dispersos em matriz cementita, o que explica a dureza elevada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.