Design nas ruas

análise semiótica de cartazessubversivos do período da ditadura militar no Brasil

Autores

  • Diego Piovesan Medeiros UNISATC
  • Márili Cristine Mendes Borges

DOI:

https://doi.org/10.70185/2525-6025.2025.v10.451

Resumo

Ao longo da história, o design foi utilizado como um importante recurso de reivindicações e reflexões sociais. No contexto da Ditadura Militar no Brasil, inúmeras produções culturais e artísticas foram realizadas — dentre elas, os cartazes, uma importante ferramenta do design gráfico. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar, por meio da semiótica, como a linguagem utilizada em cartazes impactou o cenário político da Ditadura Militar no Brasil. Portanto, a pesquisa possui caráter teórico e exploratório, onde torna-se importante esmiuçar os diferentes contextos históricos em que o design social esteve presente, a fim de fazer um paralelo com a temática central estudada. A partir disso, a semiótica entra como uma forma de analisar a linguagem utilizada em três cartazes do contexto do regime militar, tendo como foco principal o período da Campanha pela Anistia. Dessa forma, tem-se a possibilidade de verificar os impactos e mobilizações do design social dentro da história.

Biografia do Autor

  • Diego Piovesan Medeiros, UNISATC

    Doutor em Design e Expressão Gráfica (UFSC) - Mestre em Design e Tecnologia (PGDesign/UFRGS) - Especialista em Artes Visuais (SENAC) - Especialista em Design Gráfico (SATC/UFSC) - Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISUL) - Técnico em Desenho Industrial (SATC) 

Downloads

Publicado

2025-10-29

Edição

Seção

Comunicação e Linguagem

Como Citar

Design nas ruas: análise semiótica de cartazessubversivos do período da ditadura militar no Brasil. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 36–63, 2025. DOI: 10.70185/2525-6025.2025.v10.451. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/451. Acesso em: 4 fev. 2026.