METODOLOGIA DE TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN GRÁFICO

Autores

  • Diego Piovesan Medeiros Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.
  • Felipe Teixeira Faculdade SATC
  • Marilia Matos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Metodologia, design gráfico, tradução intersemiótica

Resumo

Este artigo visa identificar etapas metodológicas em projeto de design gráfico que leve em conta a tradução intersemiótica. Para isso, fundamenta as relações de linguagem do design gráfico, características e tipos de tradução intersemiótica e diferentes metodologias projetuais em design gráfico. O artigo apresenta o hibridismo entre as metodologias apresentadas com a tradução intersemiótica e com isso, gera um método com base em seis etapas distintas que compõem um projeto de tradução a fim de ser usado no campo do design, da moda e em qualquer área que faça uso da passagem da linguagem verbal para não-verbal em processos de criação.  

Biografia do Autor

Diego Piovesan Medeiros, Membro do Conselho Editorial da Revista Vincci - Periódico Científico Faculdade SATC - Ciências Sociais.

Atualmente coordenador do curso de Graduação de Design na Faculdade SATC. (Cricíuma/SC) - Doutorando em Design e Expressão Gráfica (UFSC) - Mestre em Design e Tecnologia (PGDesign/UFRGS) - Especialista em Artes Visuais (SENAC) - Especialista em Design Gráfico (SATC/UFSC) - Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISUL) - Técnico em Desenho Industrial (SATC) Fone: (48) 3431-7588

Felipe Teixeira, Faculdade SATC

Formado em Design Gráfico pela Faculdade SATC.

Marilia Matos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Design e Professora na graduação e pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-04

Como Citar

MEDEIROS, D. P.; TEIXEIRA, F.; GONÇALVES, M. M. METODOLOGIA DE TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN GRÁFICO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–38, 2016. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/48. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos