A IMPRENSA TUBARONENSE NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940 E A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA MÍTICA SOBRE GETÚLIO VARGAS

Autores

  • Claudia Nandi Formentin Faculdade Satc / Faculdade Senac / Unisul

Palavras-chave:

Getúlio Vargas, Mito, Imprensa

Resumo

O presente trabalho tratará do período do governo de Getúlio Vargas correspondente as décadas de 1930 e 1940. Como delimitação estabeleceu-se a análise dos jornais da cidade de Tubarão (SC) nas décadas de 1930 e 1940. Para estudar o tema partiu-se do seguinte problema: a representação de Getúlio Vargas pela imprensa tubaronense nas décadas de 1930 a 1940 configura-se em narrativa mítica? O objetivo geral da pesquisa é analisar se os textos sobre Getúlio Vargas publicados na imprensa tubaronense, nas décadas de 1930, 1940 configuram em uma narrativa mítica. Para alcançá-lo tem-se como objetivos específicos: identificar como a imprensa tubaronense abordou a imagem de Getúlio Vargas entre as décadas de 1930 e 1940; verificar a presença de palavras que podem caracterizar a mitificação da personagem analisada; identificar as características do mito nos textos analisados. Para a realização do trabalho pesquisaram-se autores que tratam sobre a linguagem mítica como Roland Barthes (2003), questões relacionadas ao herói sob a abordagem de Campbell (1990), o imaginário como Michel Maffesoli (1998). Os textos que foram objeto de análise desta pesquisa foram publicados em jornais da época estudada disponíveis no Arquivo Público Municipal de Tubarão. O que foi percebido ao longo da análise foi que a imprensa tubaronense contribuiu para um fortalecimento do mito de Getúlio Vargas. Isso se deu pois foi possível identificar ao longo do trabalho termos que contribuem para que a narrativa mítica que envolve o ex-presidente seja reforçada também pela imprensa tubaronense. Os textos analisados apontaram para um Getúlio Vargas que procurava fazer o melhor para o país mesmo que para isso precisasse enfrentar forte oposição. Nesse sentido, ao mesmo tempo que Vargas era descrito como estando do lado do bem aqueles que, para o jornal analisado, tinham opiniões e/ou posições contrárias as suas eram apontados como tomando partido do mal.

Biografia do Autor

Claudia Nandi Formentin, Faculdade Satc / Faculdade Senac / Unisul

Bacharela em Jornalismo, Licenciada em História. Especialista em Comunicação nas Organizações. Mestre e Doutora em Ciências da Linguagem. Atua na Faculdade Satc nos cursos de Jornalismo e Publicidade e também leciona na Faculdade Senac e na Unisul.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-04

Como Citar

FORMENTIN, C. N. A IMPRENSA TUBARONENSE NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940 E A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA MÍTICA SOBRE GETÚLIO VARGAS. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 7–22, 2016. Disponível em: https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/view/59. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos